domingo, 2 de maio de 2010

Resenha do filme “Fúria de Titãs”


O filme conta a saga de Perseu filho de Dânae com Zeus, rei dos deuses, e suas aventuras contra a Medusa e o titã Kraken para salvar sua amada Andrômeda.

O filme mistura romance e aventura, onde busca retratar a relação entre homens e deuses. Nesse contexto, os deuses se igualavam aos humanos, quantos aos sentimentos, pois amavam, odiavam, disputavam poder, tinha filhos com humanos, gerando os semideuses. O diferencial entre os deuses e humanos era que os deuses eram imortais, e possuíam poderes que modificavam a vida dos humanos a partir de suas emoções. Nota-se uma disputa constante pelo poder entre homens e reis e reis e deuses.

O homem tenta explicar os fenômenos e acontecimentos através dos mitos, com explicações místicas, repleto de deuses imperfeito e com desejos humanos, submetendo a humanidade à sua vontade e à sua ira.

Certo dia o poderoso deus Zeus, tomado de amor pela princesa, tranforma-se em uma chuva de ouro caindo em seu colo, engravidando-a, sendo Perseu o fruto dessa união.
Acrisios, rei de Argos diante de tal fato, restaura a sua honra, lançando a filha Dânea e o neto Perseu ao mar dentro de um caixão de madeira.

Com ajuda de Zeus Poseidon, acalmando o mar, eles conseguiram sobreviver, indo parara numa ilha.

Por manipulação dos deuses, quando adulto, Perseu é enviado a Argos pra reclamar o reino. Chegando a Argos, conheceu e apaixonou pela princesa Andrômeda, que está prometida ao monstro Kraken, tendo em vista que a rainha Cassiopéia, dentro do templo da deusa Tétis, comparou a beleza de Andrômeda, sua filha, com a da deusa, com muita raiva de tal comparação, a deusa destrói sua estátua do templo e ordenou o sacrifico de Andrômeda ao monstro Kraken.

Perseu, com ajuda dos deuses e auxílio de um cavalo alado Pegasus, saiu em busca de uma solução para matar tal monstro, iniciando sua aventura em buscas das três velhas sábias que sabiam o segredo para matar o monstro Kraken.

Dessa forma, ele descobriu que com a cabeça da Medusa ele poderia transformar o monstro em pedra. Conseguiu matar a Medusa, e em seguida, destruiu o monstro Kraken, casando-se com Andrômeda, tornado-se Rei de Argos.

Perseu, Andrômeda e Pégasus, foram transformados em constelações à ordem de Zeus.

Ao final do filme, os deuses questionam Zeus se a coragem e a imaginação se tornarem qualidades mortais, que eles, os Deuses, não seriam mais necessário. Zeus sabiamente responde que, há covardia, preguiça e desonestidade suficientemente nos seres humanos para durarem a vida toda.

Neste momento, Zeus oferece ao ser humano a oportunidade de também se tornar um Deus, ou coloca os Deuses na condição de humanos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário